O tema central deste curso – “Existência e Angústia em Kierkegaard” - fundamenta-se na compreensão de que a angústia, assim como Kierkegaard a entende, não é algo que possamos escolher ter ou não ter, mas é ela o que já somos. Não se trata de um mal estar do qual possamos fugir, mas de uma experiência mais profunda que ecoa em nós pelo simples fato de sermos humanos, ou seja, pelo fato de ainda nos orientarmos desde dentro da tarefa de sermos o que somos: finitos, imperfeitos, contingentes. Assim compreendida, a angústia traduz uma disposição que nos conduz por um caminho ao revés, pelo avesso, para dentro de uma relação mais essencial conosco mesmos, isto é, com as possibilidades que são as nossas. Este caminho só pode acontecer ao longo de uma perda das definições que nos são legadas acerca do que é o mundo, as coisas e nós mesmos. Esta perda é condição para nos apropriarmos de nós mesmos, isto é, das possibilidades que se abrem na relação que estabelecemos com o mundo, ao que Kierkegaard chamou liberdade: “A realidade da liberdade como possibilidade para possibilidade”.
Modalidade: Online (com acesso à gravação do encontro)
Encontros: quinzenais às sextas-feiras, das 10h00 às 11h30
Duração: Março à Junho
Horário: 10h00 às 11h30
Plataforma: Google Meet
Carga horária total: 12 horas
Haverá certificado de participação
O curso é para estudantes e profissionais da saúde e educação que desejam ampliar suas perspectivas de estudo sobre antropologia filosófica, psicologia e psicanálise.
Profa. Dra. Adriana Andrade de Souza
Possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, mística, história e religião.